materia__17_

Atuação dos guarda-vidas tem saldo positivo no trabalho preventivo nas praias de Aracruz

Um verão seguro nas praias de Aracruz. Atentos aos banhistas e posicionados em mais de 10 postos na nossa orla, 26 guarda-vidas reforçam o trabalho preventivo de salvamento aquático ao longo da orla. Trabalhando em duplas com atuação em escala, os guarda-vidas priorizam o trabalho de prevenção, em parceria com o Corpo de Bombeiros.

Desde a contratação, em dezembro de 2023, os guarda-vidas realizaram mais de 2.700 abordagens preventivas e também prestaram mais de 900 informações turísticas. No período, os profissionais realizaram 57 resgates e localizaram nove crianças perdidas, graças a distribuição de pulseirinhas. Foi registrado um afogamento e nenhum óbito.

As abordagens preventivas são realizadas pelos guarda-vidas com ações voltadas às pessoas em situações de risco, sendo identificadas e abordadas, prevenindo possíveis acidentes. No caso das informações turísticas, a Gerência de Turismo disponibilizou QR CODE nos postos, facilitando o acesso rápido a informações relevantes, uma vez que os turistas podem escanear o código com seus dispositivos móveis e obter detalhes sobre a região.

Além disso, a abordagem proativa dos guarda-vidas em oferecer informações específicas para turistas demonstra um comprometimento com a segurança e satisfação dos visitantes. Eles podem fornecer, por exemplo, orientações sobre as condições locais, como a situação das praias e possíveis perigos.

O secretário de Turismo e Cultura de Aracruz, Moisés Mercier, pede a colaboração dos pais com um olhar mais tento as crianças. “Sabemos que a praia é um local incrível para aproveitar momentos de lazer em família, mas é fundamental garantir a segurança de nossas crianças enquanto desfrutamos desse ambiente maravilhoso. A segurança é responsabilidade de todos e ao adotar práticas simples, podemos garantir que nossas crianças se divirtam sem risco”.

O prefeito de Aracruz, Dr. Coutinho, ressalta o bom trabalho realizado pelos guarda-vidas. Mesmo com as praias lotadas, o município tem se destacado na prevenção de afogamentos. “Mesmo contando com esses servidores no litoral, pedimos a população para ficar atenta e tomar todos os cuidados nos momentos de lazer. Os profissionais estão prontos para atender às possíveis emergências no mar, mas o bom mesmo é se eles não tiverem que atuar. Por isso, peço aos banhistas que tenham os devidos cuidados quando estiverem na praia já que, mesmo com os profissionais preparados, nosso objetivo é que eles sejam um apoio preventivo”.

(DA REDAÇÃO \\ Gut Gutemberg)

(INF.\FONTE: Internet \\  Alessandra Mesquita)

(FT.\CRÉD.: SECOM \\ Divulgação)