O secretário Necemauro Alves, em sua fala, agradeceu a iniciativas dos técnicos do CREAS, e destacou a contribuição que a população idosa de João Neiva deu e vem dando para o crescimento do município.
Necemauro ainda, lembrou que a Secretaria de Assistência Social, vem realizando diariamente o monitoramento de possíveis ações violentas contra idosos por meio dos canais de denúncias existentes, como o 190 Policia Militar, 181, Disk 100, Ministério Público e Policia Civil, além do próprio CREAS, CRAS ou SEMTADES.
A primeira palestra foi ministrada pela delegada Dra. Jaciely Favoretti Souza, trazendo esclarecimentos sobre os golpes sofridos por pessoas acima de 60 anos, além de como agir, tanto o idoso, como familiares e/ou vizinhos que percebam que um idoso possa estar sendo violentado de alguma maneira, seja ela de forma física, moral, financeira, psíquica e/ou sexual e, que faça imediatamente contato com as autoridades ou denuncie.
Além da Delegada e sua equipe, esteve presente o Delegado Chefe da Regional de Aracruz, Doutor Roberto Fanti, juntamento com os policiais civis de várias unidades do Espírito Santo.
A equipe da polícia Civil, apresentou e vem realizando por todo o Estado, a campanha de âmbito nacional “OPERAÇÃO VIRTUDE”, que já teve mais de 5,3 mil denúncias apuradas, 11,5 mil vítimas atendidas, mais de mil suspeitos conduzidos a delegacias, 6,6 mil boletins de ocorrência registrados e 200 pessoas presas. Esses são alguns números que teve o balanço divulgado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), com colaboração do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC).
Iniciada em 2 de outubro, a iniciativa contou com investimento de R$ 2 milhões do MJSP e apuração das denúncias recebidas via disque 100 – Disque Direitos Humanos, do MDHC, além de outros canais de atendimento.
Na segunda Palestra, o Professor e Advogado, Doutor Bernado Augusto, trouxe uma temática mais social, além dos direitos e garantias fundamentas elencados na Constituição Federal de 1988 em vigor hoje no Brasil, ele lembrou e alertou a todos os presentes que somos iguais perante a lei, mas que as mesmas leis, garante aos idosos um tratamento diferenciado e prioritário em assuntos como mobilidade, segurança, saúde e cuidados pelo poder público e sociedade em geral.
Além da comunidade e autoridades, estiveram presentes nas palestras, entidades convidadas, entre elas o Instituto Preservarte e Associação Amigos da Justiça.
(DA REDAÇÃO \\ Guth Gutemberg)
(INF.\FONTE: Manoel Neto \\ Divulgação)
(FT.\CRÉD.: Internet \\ Divulgação)