Alunos do Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) Ilídia Rosa de Almeida dos Santos, no Interlagos, , aprenderam, nesta quinta-feira (14), sobre preservação ambiental e cuidados com o mosquito Aedes aegypti, que provoca doenças como dengue, zika e Chikungunya. A ação contou com a parceria da Unidade de Saúde do bairro e agentes da Vigilância Sanitária.
De forma lúdica, por meio de palestras, teatro e pintura, as crianças receberam informações sobre os locais onde se encontram os focos do mosquito Aedes aegypti, sintomas da doença e formas de prevenir, como retirar o lixo das ruas e evitar focos de água parada em recipientes.
“É uma forma de trabalhar a educação ambiental com os alunos. É algo que se faz necessário, principalmente com a questão da dengue e sua alta de casos recentes. As crianças se tornam multiplicadores do conteúdo apresentado, mobilizando seus familiares e amigos a tomarem os devidos cuidados”, conta a diretora da unidade de ensino, Flávia Loureiro Giuberti.
As crianças matriculadas no Ceim também estarão, já na próxima semana, levando para casa panfletos educativos sobre as formas de se prevenir o mosquito que transmite a dengue e estão sendo estimuladas a orientar os pais sobre a necessidade se tirar 10 minutos por semana para fazer a limpeza dos quintais. Mais de 80% dos focos do mosquito está no interior dos domicílios.
A diretora destaca a importância da participação dos pais, da comunidade e do envolvimento de todos os profissionais de educação do Ceim na atividade. “Foi uma linda atividade de união. Foi muito significativo o trabalho desenvolvido pelos professores, pedagogas, crianças e parceiros. É através da educação que poderemos ampliar os esforços de redução de focos do mosquito Aedes aegypti, causador da dengue”, destaca a diretora.
(DA REDAÇÃO \\ Gut Gutemberg)
(INF.\FONTE: Internet \\ Alexandre Araújo)
(FT.\CRÉD.: Internet \\ Divulgação)