Design sem nome

Linhares: Prefeitura vai oferecer vacinas gratuitas contra viroses para cães e gatos na sexta (14) e sábado (15) na Praça 22 de Agosto

Na sexta (14) será disponibilizadas 150 doses do imunizante V4 (virose) para gatos e no sábado (15) 250 doses V8 (virose) para cães

Na próxima sexta-feira, dia 14, e sábado, dia 15, a Prefeitura de Linhares, por meio do Departamento de Bem-estar Animal, órgão vinculado à secretaria municipal de Meio Ambiente, vai imunizar 400 animais entre cães e gatos.

A campanha gratuita de vacinação contra doenças virais será realizada na Praça 22 de Agosto, localizada na Rua da Conceição, no centro da cidade, a partir das 8 horas. A ação terá o apoio da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) da secretaria municipal de Saúde.

Na sexta-feira, dia 14, será a vez dos felinos (fêmeas e machos) quando serão aplicadas 150 doses do imunizante V4, que protege o gato contra panleucopenia, calicivirose e rinotraqueíte e também a clamidiose, uma doença que afeta o sistema respiratório e os olhos do felino. Os gatos precisam ter idade superior a 60 dias para receberem a vacina.

No sábado, dia 15, será a vez dos caninos (fêmeas e machos) quando serão disponibilizadas 250 doses do imunizante V8 que auxilia na prevenção da cinomose, hepatite infecciosa canina, parainfluenza, parvovirose, coronavirose e leptospirose. Os cães precisam ter idade superior a 45 dias.

Para a vacinação, os tutores devem ser maiores de 18 anos e precisam levar RG, CPF, comprovante de residência em Linhares e a carteira de vacinação do animal. O morador que estiver inserido em programas continuados do Governo Federal como Bolsa Família e Cadùnico têm prioridade.

A orientação é de que cachorros estejam com guia e coleira, sendo a focinheira necessária caso o animal tenha comportamento arisco. Já os gatos devem estar dentro de caixas específicas para evitar fugas e acidentes.

Os atendimentos serão por ordem de chegada com a distribuição de senhas após o cadastro que será iniciado às 7h30min.

Renata Rangel Rosa, veterinária do departamento de Bem-estar Animal, ressaltou a motivação da Prefeitura com a campanha de imunização. “O nosso maior objetivo tem sido promover a saúde dos nossos animais de dentro para fora de suas casas, e assim, diminuir o número de animais doentes na nossa cidade. Sabemos que a medicina do futuro é preventiva, então o recomendado é prevenir ao invés de ter que remediar”.

“As ações clínicas são fundamentais e uma importante estratégia de promoção da saúde única, pela prevenção da transmissão de zoonoses. “A campanha que realizaremos na sexta e sábado é muito importante para um maior alcance, porque, assim, mais pessoas podem ter acesso à vacinação. Se não tivesse a campanha da Prefeitura acho que muitos deixariam de vacinar os cachorros e os gatos por causa do custo”, explica a secretária municipal de Meio Ambiente, Flávia Rodrigues.

Não poderão ser vacinados

• Animais doentes
• Gestantes
• Lactantes
• Fêmeas no cio
• Animais em uso de antibiótico ou em uso de anti-inflamatório
• Animais que passaram por algum procedimento cirúrgico em menos de 20 dias

(DA REDAÇÃO \\ Guth Gutemberg)

(INF.\FONTE: Alexandre Araújo \\ Divulgação)

(FT.\CRÉD.: Internet \\ Divulgação)