Primeiro voo não tripulado da aeronave chinesa EH216-S aconteceu no interior de São Paulo
Um feito inédito aconteceu nesta sexta-feira (20) em Quadra, interior de São Paulo: o primeiro voo de testes de um “carro voador” no Brasil. O modelo que decolou foi o EH216-S, uma aeronave elétrica de decolagem vertical que voa sem piloto a bordo desenvolvida pela empresa chinesa EHang.
A companhia, representada no Brasil pela AT Global e a GoHobby, conseguiu o aval da Anac para realizar os primeiros voos experimentais (por enquanto não tripulados). O primeiro brasileiro a pilotar remotamente o “carro voador” no evento, que contou com a presença de autoridades e a imprensa, foi o CEO da GoHobby, Adriano Buzaid.
Como é o carro voador autônomo?
- A aeronave pode funcionar como táxi aéreo e leva até dois passageiros a bordo;
- Sua capacidade máxima de carga útil, por sua vez, é de 220 kg;
- O modelo da EHang é alimentado por 16 motores e usa 12 baterias, o suficiente para atingir até 130 km/h;
- O alcance por carga estimado de 30 km é suficiente para voos de curta distância;
- Como mencionado antes, a aeronave não precisa de um piloto a bordo e pode ser operada remotamente;
- Seu sistema inteligente permite que o piloto controle tudo do solo e monitore o voo em tempo real.
O “carro voador” será destaque principalmente em grandes centros, como São Paulo, e servirá como alternativa para transporte aéreo urbano de curta distância. Confira abaixo um vídeo de várias aeronaves do mesmo modelo decolando juntas na China:
O EH216-S foi o primeiro táxi aéreo autônomo certificado do mundo
A aeronave autônoma da EHang foi a primeira do mundo a conseguir a certificação da Administração de Aviação Civil na China (CAAC) em 2023, abrindo caminho para a nova geração de voos autônomos com passageiros.
Enquanto a Administração Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos exige que os táxis aéreos tenham pilotos a bordo por razões de segurança, a CAAC deu aval para operações totalmente autônomas.
Vale destacar que o carro voador conseguiu a autorização em menos de três anos. O fabricante pediu a cerificação pela primeira vez em 2021. A EHang diz que conduziu mais de 40.000 voos de teste desde 2017, incluindo testes extensivos para o processo de certificação. Em 2022, a empresa também concluiu voos de demonstração no Japão.
(DA REDAÇÃO \\ Guto Gutemberg)
(INF.\FONTE: Gabriel Sérvio \\ Olhar Digital)
(FT.\CRÉD.: EHang \\ Divulgação)