O uso de tecnologias tem contribuído para maior eficiência das atividades de fiscalizações ambientais no município. Os veículos aéreos não-tripulados (VANTs), popularmente conhecidos como drones, têm sido ótimos aliados na prevenção e combate a irregularidades ambientais em Linhares.
Recentemente, a secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos por meio do Departamento de Fiscalização Ambiental, realizou ação conjunta com a Guarda Civil Municipal e Batalhão de Polícia Militar Ambiental – BPMA de Colatina, com o objetivo de coibir ilícitos ambientais em áreas de preservação permanente da Lagoa do Aguiar.
“Quem conhece um pouco sobre estes equipamentos sabe da sua incrível versatilidade. O uso de drones nas ações do Departamento de Fiscalização Ambiental traz agilidade no monitoramento de áreas de difícil acesso”, explicou a diretora de fiscalização ambiental da Prefeitura, Jamara Silva.
A precisão das imagens em alta resolução e a rapidez com a qual o equipamento consegue cobrir grandes áreas, mesmo que seja de difícil acesso, tornam o trabalho da fiscalização muito mais eficiente, seja no combate ao desmatamento, à irregularidades no uso de recursos hídricos, intervenção em áreas protegidas, loteamentos clandestinos e vários outros tipo de infrações ambientais.
Além disso, o uso dos dispositivos é possível ter acesso à visualização da área de forma completa e rápida, reduzindo a necessidade de trabalhos em campo e economizando recurso público.
(DA REDAÇÃO \\ Gut Gutemberg)
(INF.\FONTE: Internet \\ Felipe Reis)
(FT.\CRÉD.: Internet \\ Divulgação)