Diariamente a Prefeitura de Aracruz, através do Centro de Controle de Zoonoses e Vigilância Ambiental em Saúde, realiza diversas ações para combater o mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da Dengue, Zikavírus e Chikungunya.
Mas você sabe diferenciar os tipos de fumacês existentes? A Secretaria de Saúde de Aracruz ajuda a esclarecer, pois temos dois tipos de fumacê: o UBV Pesado (Ultra Baixo Volume) e o FOG.
A técnica de UBV Pesado consiste em aplicação de inseticida em gotículas, com pouca visibilidade, formando uma névoa fina. Trata-se da técnica mais eficaz para o controle do mosquito da dengue em grandes áreas. Vale ressaltar que a maioria dos criadouros, 80%, estão dentro das residências.
Já a técnica com o termonebulizador “FOG” é responsável por liberar o inseticida em forma de vapor, gerado pelo aquecimento e ressonância da calda, formando a “névoa” branca, popularmente conhecida como “fumacê”. Ele é usado em casos de infestação de outros mosquitos (que não o mosquito da dengue, tais como o pernilongo), pois sua eficiência para o controle do mosquito da dengue é muito baixa.
Precisamos destacar ainda que o itinerário para passagem do carro de “fumacê” é definido levando em consideração os bairros que apresentam a maior incidência de casos.
Enquanto a prefeitura faz a sua parte, a responsabilidade individual também é fundamental. Vasos de plantas, pneus velhos e até mesmo pequenas poças d’água podem se tornar criadouros do mosquito transmissor da dengue. Educação e ação são essenciais: eliminar recipientes que acumulem água, manter piscinas limpas e teladas e proteger caixas d’água são medidas simples que podem fazer uma grande diferença.
A luta contra a dengue é uma responsabilidade coletiva. Cada um de nós tem o poder de contribuir para a redução dos casos, protegendo nossas casas e comunidades. Não subestimemos a importância de agir agora, pois prevenir a dengue começa em casa.
Faça o seu checklist:
Quintal
– A caixa d´água deve estar vedada;
– As calhas devem estar limpas;
– Não deixe no quintal, a céu aberto, baldes, pneus ou qualquer outro vasilhame ou objeto que possa acumular água;
– Não deixe pneus jogados no quintal;
– Encha os vasos de flores com areia impedindo acúmulo de água;
– Não deixe pratinhos embaixo dos vasos de flores;
– Deixe as garrafas de cabeça para baixo;
– Trate a piscina antes de viajar e, se puder, tampe-a.
Interior da casa
– Ralos devem estar telados ou tampados;
– Deixe limpas e protegidas da chuva as vasilhas de água e comida dos animais de estimação;
– Verifique as bandejas externas do ar-condicionando e da geladeira e deixe-as limpas.
(DA REDAÇÃO \\ Gut Gutemberg)
(INF.\FONTE: Internet \\ Isabela Lamego)
(FT.\CRÉD.: Humberto de Marchi \\ Divulgação)