Na semana passada, o Consultor em Desenvolvimento Rural Sustentável, Srº José Arcanjo Nunes, foi convidado para falar da experiência de Muqui na produção de sementes crioulas e criação de área livre de transgênicos, no X Seminário Nacional de Agrobiodiversidade e Sementes Crioulas, em Recife/PE.
Foi um encontro maravilhoso, daqueles que nos carregam de boas energias. Pouco mais de mil pessoas participam do evento, sendo que a maioria, em torno de 95%, eram camponeses e camponesas de vários estados, principalmente das regiões nordeste, norte e centro-oeste, além de três camponeses da África, sendo dois de Angola e um de Moçambique, e houve também uma presença muito expressiva de povos indígenas, reforça Arcanjo Nunes.
A LEI MUNICIPAL 515/2012 – Define as atividades de conservação da Agrobiodiversidade e das plantas medicinais como de interesse social e estabelece medidas para a sua proteção no âmbito do município de Muqui/ES, está sendo usada como referência para a criação da política nacional de conservação e no uso da agrobiodiversidade. Um debate que está acontecendo entre várias organizações do campo e diversos órgãos do governo federal.
Foram distribuídas sementes crioulas de três variedades de milho desenvolvidas em Muqui. A coordenação do seminário dividiu essas variedades para alguns dos estados presentes, e essas sementes foram para Sergipe, Goiás e Piauí.
REDAÇÃO \\ Gut Gutemberg)
(INF.\FONTE: Internet \\ Divulgação )
(FT.\CRÉD.: Internet \\ Divulgação )