festa-dos-povos-originarios-celebra-cultura-e-tradicao-na-aldeia-iraja-entre-os-dias-24-e-27-de-abril-13998-capa

Festa dos Povos Originários celebra cultura e tradição na Aldeia Irajá

Entre os dias 24 e 27 de abril, a Aldeia Irajá será palco de uma das mais significativas celebrações culturais do município: a Festa dos Povos Originários – 525 anos de resistência. O evento, que já se tornou referência regional, contará com uma ampla programação com atividades culturais, rodas de conversa, oficinas, apresentações artísticas, gastronomia tradicional e rituais indígenas abertos ao público.

A iniciativa é uma homenagem à ancestralidade e um importante momento de valorização dos povos originários, que têm papel fundamental na construção da identidade local. A festa também reforça o compromisso do município com o respeito à diversidade e à preservação das tradições culturais.

O secretário de Turismo e Cultura (Semtur), Helder Tabosa, ressalta a importância da festa para a agenda cultural da cidade. “É um evento que movimenta não só a economia local, com o turismo de base comunitária, mas que também projeta a nossa cidade como um território que reconhece e legitima sua diversidade cultural. A extensa programação vem valorizar a cultura dos povos, fortalecendo ainda mais o sentido da celebração”.

Para o prefeito Dr. Coutinho, a festa é mais do que um evento, é um gesto de reconhecimento. “A Festa dos Povos Originários é uma oportunidade para nos conectarmos com nossas raízes, com a história viva que pulsa nas aldeias do nosso município. É um momento de escuta, de respeito e de valorização dos saberes ancestrais. Vocês são raízes vivas do que somos. E enquanto estivermos aqui, vamos lutar ao lado de vocês para que seus direitos sejam respeitados ”.

(DA REDAÇÃO \\ Beatriz Fontoura)

(INF.\FONTE: SeCom PM Aracruz\\ Thiago de Barros)

(FT.\CRÉD.: SeCom PM Aracruz\\ Divulgação)